Ensino

Física Laboratorial 11

Responsável

António Dias

Objetivos do Curso

Promover o ensino experimental da Física, evidenciando que a sua terminologia e formulação só adquirem sentido na medida em que se estabeleçam as devidas ligações à realidade que descrevem.

Aprofundar as competências dos docentes no planeamento, montagem, execução e análise de resultados de atividades experimentais de Física.

Preparar os docentes da disciplina de Físico-Química do 11.º ano de escolaridade para a realização das atividades prático-laboratoriais previstas na componente de Física do programa.

Descrição Geral do Curso

A base de todo o conhecimento reside na observação e na experimentação. As teorias formuladas para explicar as observações devem ser testadas experimentalmente por forma a comprová-las para além da observação que as originou e a estabelecer os seus limites de validade. O actual conhecimento das leis da Natureza resulta, portanto, da aplicação cuidada do método científico e toda a tecnologia que sustenta o nosso modo de vida provém, em última análise, da experiência.

A componente de Física do programa da disciplina de Física e Química do 11.º ano estabelece que os alunos deverão realizar 7 atividades prático-laboratoriais, distribuídas pelas áreas programáticas de mecânica, ondas e eletromagnetismo. A realização das atividades prático-laboratoriais contribui para a motivação dos alunos para os conteúdos programáticos graças ao maior envolvimento destes no processo de ensino e aprendizagem sendo assim um factor positivo para o sucesso deste processo.

A ação de formação “Física Laboratorial 11” tem o objetivo de preparar os docentes do grupo de recrutamento 510 – Física e Química – para a realização com os seus alunos das atividades prático-laboratoriais constantes da componente de Física do programa.

Conteúdos do Curso

1.Introdução aos trabalhos laboratoriais                             3 h

  1. O tratamento dos resultados experimentais           2 h
  2. Realização de 7 atividades prático-laboratoriais:  14 h

• Mecânica:

           AL 1.1. Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade

           AL 1.2. Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme

            AL 1.3. Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento

• Ondas - som:

           AL 2.1. Características do som

           AL 2.2. Velocidade de propagação do som        

• Ondas e eletromagnetismo:

           AL 3.1. Ondas: absorção, reflexão, refração e reflexão total

           AL 3.2. Comprimento de onda e difração          

  1. Análise dos resultados das atividades prático-laboratoriais       3 h
  2. Discussão dos resultados experimentais                                        3 h

 Corpo Docente

Prof. Dr. António Dias (aad@fct.unl.pt)

Prof. Dr. Paulo Ribeiro (pmv@fct.unl.pt))

Prof. Dr. Filipe Oliveira (fto@fct.unl.pt)

Destinatários

Professores do ensino secundário (grupo de recrutamento 510)

Avaliação

Face ao caracter fortemente prático e aplicado desta ação de formação, a avaliação dos formandos obedecerá às seguintes regras:

- Apenas serão certificados os formandos que tenham participado em, pelo menos, 4/5 da duração total da ação

- A avaliação dos formandos terá em conta os critérios seguintes (o peso de cada critério no cálculo da nota final é indicado entre parêntesis):

i. Os relatórios produzidos nas 7 atividades prático-laboratoriais (50%)

ii. A forma como foi usado o material disponibilizado e como foi realizada a experiência relativamente às atividades para as quais não é fornecido um guião (20%)

iii. O material de apoio produzido pelos formandos para a atividade AL 3.2 (30%)

A classificação de todos os trabalhos efetuados bem como a classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10. Apenas serão considerados aprovados os formandos que obtenham uma classificação final mínima de 5 valores.

Acreditação pelo CCPFC

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119608/23

Para os efeitos previstos pelo nº 1 do Art. 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

Para efeitos de aplicação do Art. 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

 

Data de candidatura: 27 de maio a 9 de junho

Duração do curso: 25h

Formato: presencial

Preço: gratuito; financiado pelo PRR

Horário (6 sessões): 25 junho 10h-13h e 14h-16h; 26 junho 09h-13h; 27 junho 09h-13h; 01 julho 09h-13h; 02 julho 09h-13h; 03 julho 09h-13h

Contactos:  aad@fct.unl.pt

Número de Vagas: 14