Ensino

Ver o mundo à nossa volta: as cores

Responsável

Paulo António Martins Ferreira Ribeiro

Objetivos do Curso

Uma parte importante da nossa perceção da Natureza é feita através de fenómenos que envolvem a Luz, através da visão. Essa perceção envolve a formação de imagens, que por si só tem um aspeto físico e psicológico. Como se isso não bastasse, a luz é em essência um fenómeno ondulatório de compreensão não trivial, apoiado por uma descrição matemática complexa e demonstração experimental que às vezes requer alguma instrumentação dedicada. Esta realidade tende também a tornar complexo o ensino da Física da Luz, nomeadamente no ensino secundário, que é essencialmente abordado nos capítulos de ondas e eletromagnetismo dos programas. Nesta perspetiva, esta ação de formação visa fornecer ferramentas teóricas e essencialmente experimentais aos professores do ensino secundário conducentes a uma mais-valia ao processo de Física da Luz.

Descrição Geral do Curso

Este é um curso dedicado à ênfase dos educadores do ensino secundário em aspetos relevantes da óptica física, óptica experimental e contribuição da luz para o bem-estar. Nesta conformidade cumprimento o curso enfatiza todas estas questões num conjunto dedicado de aulas, incluindo atividades práticas, com um plano de estudos que contempla 12 horas de atividades práticas, incluindo  questões de introdução às aulas práticas como processamento de dados experimental e análise de dados. Além disso, o curso enfatiza questões-chave no campo da óptica e das ondas lamentadas nos programas das escolas secundárias em Física e Química.

Conteúdos do Curso

1. A física da Luz (10 h)

  •    Breve História da Luz
  •    A Luz como fenómeno físico
  •    Formação de Imagem,
  •    O Olho Humano e Visão
  •    Fontes de luz, espectro de luz e medição de luz
  •    Luz e matéria
  •   Desafios de luz, bem-estar, energia e meio ambiente

2. Introdução às práticas laboratoriais (2 h)

  •      Métodos de processamento de resultados experimentais
  •      Análise dos resultados das atividades experimentais

3. Realização de 5 atividades práticas-laboratoriais (10 h)

4. Discussão dos resultados experimentais (3 h)

Corpo Docente

Paulo António Martins Ferreira Ribeiro (pfr@fct.unl.pt)

Pedro Manuel Cardoso Vieira (pmv@fct.unl.pt)

Yuri Fonseca Nunes (yuri@fct.unl.pt)

Destinatários

Professores do ensino secundário (grupo de recrutamento 510)

Avaliação

Com avaliação

Acreditação pelo CCPFC

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119803/23

Para os efeitos previstos pelo nº 1 do Art. 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

Para efeitos de aplicação do Art. 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

Data de candidatura: 20 a 31 de Maio

Duração do curso: 25 horas

Formato: presencial

Preço: gratuito; financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência

Horário:

17-28 junho 2024

Regime diurno

Contactos:  pfr@fct.unl.pt

Número de Vagas: 14