Neste seminário pretende-se expor uma aproximação integrada ao estudo das técnicas de pintura, abordando especificamente a metodologia utilizada em casos de estudo para a análise das camadas de preparação, desenho e camadas pictóricas de pintura portuguesa do século XVI.
Dá-se ênfase especial à obra da grande Oficina Régia de Lisboa, cuja produção se espalhou por todo o país, em toda a metrópole e ilhas atlânticas e por franjas do antigo império, na qual se identifica uma prática regular na execução das camadas de preparação, desde os finais do século XV ao início do século XVII.
A análise morfológica e estratigráfica das pinturas estudadas foi levada a cabo por técnicas multi-analíticas, o que permitiu caracterizar material e tecnologicamente as amostras preparadas das pinturas em análise. A identificação de alguns pigmentos, as alterações do pintor no decurso da execução da obra, as inscrições ilegíveis ou invisíveis devido ao envelhecimento ou opacidade da camada de protecção e a alteração de alguns materiais ou repintes serão exemplificados.