df.secretariado@fct.unl.pt
Apresentação Pública da Proposta de Tese de Doutoramento em Física Atómica e Molecular da Universidade Nova de Lisboa
Aluno: Filipe Ventura Grilo
Tema: Espectroscopia de alta precisão e modelação em plasmas de interesse astrofísico
Presidente:
Doutora Maria de Fátima Guerreiro da Silva Campos Raposo, Professora Associada com Agregação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
Comissão de acompanhamento de tese:
Doutor Aldo Antognini, Investigador do Institute for Particle Physics and Astrophysics, ETH Zurich & Laboratory for Particle Physics (Membro externo da CAT).
Doutor Pedro Manuel Duarte Gonçalves Amaro, Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (Orientador).
Dia: 13/09/2024
Hora: 14h00 às 15h00
Local: Sala de Seminários Nº 213 - Edifício I
Sumário do Tema de Doutoramento:
Investigação envolvendo iões altamente carregados (HCI, do inglês “Highly Charged Ions”) tem alcançado progressos notáveis em variados campos fundamentais e tecnológicos, como astrofísica, física de plasmas, microeletrónica e nanotecnologia (implantação de iões e microssondas iónicas). De entre as várias aplicações de HCI, salientamos a espectroscopia de alta resolução que permitiu a determinação de energias com resolução sem precedentes (ordem de ppm) e a determinação experimental de parâmetros atómicos essenciais para a modelação de plasmas de interesse em astrofísica e em Tokamaks. No caso de espectroscopia de alta-resolução pretende-se como objectivo deste projeto continuar a alargar as medições efectuadas anteriormente [1,2] para outros elementos e com melhor precisão, ao considerar, ou melhoramentos em
termos de instrumentação no espectrómetro de raios-X guiado por laser [2] usado anteriormente, ou implementar uma versão mais compacta do respectivo espectrómetro. Por outro lado, plasmas estelares são maioritariamente constituídos por HCI e a análise de plasmas criados em laboratório que simulam as mesmas condições, permite validar as previsões de modelos teóricos relativos a quantidades de interesse, como temperatura, estados de carga, etc. Entre os variados processos físicos determinantes para modelação dessas condições do plasma, destaca-se a recombinação dielectronica que tem sido alvo de destaque como uma das principais ferramentas para determinação da temperatura electrónica em plasmas estelares [3]. Acresce também que processos de ordem superior como recombinação trielectronica, não considerados em modelos de plasmas, têm sido demostrados como tendo um papel relevante da dinâmica do plasma [4, 5]. Como objectivo deste projecto, para além de colaborar nas medições e análise dos respectivos dados experimentais, pretende-se a elaboração de um modelo das condições do plasma (similar a [5]) de modo a investigar em detalhe o impacto dos processos de recombinação referidos. Os trabalhos experimentais serão realizados no instituto Max-Planck of Nuclear Physics em Heidelberg, Alemanha, onde se encontram fontes de plasmas de HCI, neste caso concreto fontes EBIT (“Electron beam ion trap”) necessários à realização deste projeto.