O projeto Com@Rehab foi distinguido com o Prémio Investigação Colaborativa Santander/NOVA no passado dia 22 de setembro, durante o NOVA Science Day.
O Com@Rehab tem como objetivo principal o desenvolvimento do Módulo de Comunicação Digital (MCD Rehab) de uma solução de reabilitação interativa em Realidade Virtual.
“Pretendemos concentrar-nos no desenvolvimento das competências comunicativas dos vários agentes envolvidos, reforçando ao mesmo tempo a literacia tecnológica e a interatividade com a tecnologia, ajudando assim a melhorar a interação Homem-Homem e Homem-Máquina, como também pretendemos apoiar a gestão de atividades terapêuticas dirigidas aos pacientes pós-COVID, tornando, assim, o programa mais eficaz e eficiente”, explica Micaela Fonseca, investigadora principal do trabalho.
O projeto multidisciplinar reúne as competências de três unidades orgânicas da Universidade NOVA (FCT NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA Medical School), em parceria com o laboratório colaborativo Value for Health CoLAB e o centro de investigação HEI_Lab, bem como o Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, fomentando sinergias em áreas como a Linguística, a Tecnologia e a Medicina.
A equipa é composta por Micaela Fonseca (Investigadora Principal, FCT NOVA, LIBPhys-UNL/ HEI_Lab), Cláudia Quaresma ( FCT NOVA, LIBPhys-UNL), Rute Costa (NOVA FCSH /NOVA CLUNL), Sara Carvalho ( NOVA FCSH / NOVA CLUNL/ CLLC-UA , Raquel Silva (NOVA FCSH, VoH.Colab e no NOVA CLUNL) e Ana Rita Londral ( NOVA MS/ CHRC/ VoH.Colab).
O Prémio Investigação Colaborativa Santander/NOVA pretende condecorar os melhores projetos de investigação desenvolvidos por investigadores juniores que envolvam pelo menos duas unidades orgânicas da Universidade.